Orei

Como o modelo educacional prejudica as notas de alunos negros, segundo este estudo

Alunos negros possuem desempenho escolar inferior ao de alunos brancos, mesmo quando estudam na mesma escola e são submetidos à mesma grade curricular ao longo do tempo. O resultado, que foi descrito por economistas em estudo publicado pela FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, aponta a discriminação racial no ambiente escolar e a alta rotatividade de professores como fatores explicativos para a diferença de desempenho entre negros e brancos. Autores do estudo, Fernando Botelho, Ricardo Madeira e Marcos Rangel argumentam que mesmo quando possuem igual desempenho escolar e disciplinar ao de alunos brancos, estudantes negros possuem maior probabilidade de receberem notas baixas.

Segundo o estudo, em termos práticos, isso significa que negros possuem uma chance 4,5% maior de repetirem a oitava série do antigo ginásio (atual nono ano do ensino fundamental). Para os autores, a discriminação na atribuição de notas decorre de fatores relacionados à estrutura educacional em um país marcado pela desigualdade racial, como o Brasil.

Nexo Jornal – 03/11/2017

 

Iniciativa:

Oficina de la Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación | Av. Prof. Alfonso Bovero, 430, conj. 10 – Perdizes, São Paulo, 01254-000, Brasil Tel. +55 11 3853-7900 | orei@campanaderechoeducacion.org

¡SIGUE NUESTRAS REDES SOCIALES!